Pneumonia e Outras Infecções Pulmonares

Médico Pneumologista em São Paulo


Infecções pulmonares podem ser causadas por bactérias, vírus e fungos. O tipo de infecção pulmonar mais comum é a pneumonia.


A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode causar tosse, febre e dificuldade para respirar. É frequentemente causada por bactérias, mas também pode ser causada por vírus.

Sinais e Sintomas

O quadro clínico varia conforme o agente causador. De forma geral as infecções pulmonares estão associadas a febre, falta de ar e tosse.

Tratamentos para infecções pulmonares

O tratamento varia conforme o agente causador da infecção. 

Como exemplo, as pneumonias bacterianas são tratadas com medicamentos antibióticos. A maioria das pessoas pode tomar antibióticos em casa, mas algumas pessoas precisam ser tratadas no hospital. Algumas pessoas que são tratadas no hospital também recebem oxigênio extra para ajudá-las a respirar com mais facilidade.

agende uma consulta

Sobre o Médico

Dr. Thales Ishizaki


Pneumologista em São Paulo |  CRM: 168552

O Dr. Thales Ishizaki é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, e conta com residência médica em Pneumologia e Clínica Geral, também pela USP.   Foi preceptor da disciplina de pneumologia e é especializado em Avaliação Funcional Respiratória.

saiba mais

tem alguma pergunta?

Dúvidas Frequentes


  • O que é a vacina contra pneumonia e quem tem indicação de tomar?

    É a vacina pneumocócica, que protege contra infecções causadas pelo principal agente causador da pneumonia bacteriana, o pneumococo. As vacinas pneumocócicas são recomendadas para crianças abaixo de 2 anos, adultos acima de 65 anos e indivíduos com doenças pulmonares crônicas; além de indivíduos imunossuprimidos.

  • Tive pneumonia, com quanto tempo devo repetir a radiografia ou tomografia para saber se estou curado?

    Não é recomendado repetir exames de imagem após o tratamento de pneumonia. Isso porque a imagem de pneumonia pode ficar persistente por muitas semanas após o tratamento, não sendo um bom marcador da cura. Deve-se guiar, principalmente, pela melhora dos sintomas e da condição clínica do paciente.

agende uma consulta