Sinais e Sintomas da Apneia Obstrutiva do Sono
Os sintomas da apneia do sono podem incluir ronco alto, engasgo durante o sono, sonolência diurna excessiva, dores de cabeça matinais e dificuldade de concentração.
Quais as causas da Apneia do Sono
Há diversos fatores que podem contribuir para a presença da apneia do sono, entre eles:
- Obesidade: o excesso de peso pode causar depósitos de gordura ao redor das vias aéreas superiores, levando ao estreitamento e obstrução das vias aéreas durante o sono.
- Fatores anatômicos: algumas pessoas podem ter vias aéreas naturalmente estreitas, língua grande ou amígdalas que podem bloquear as vias aéreas durante o sono.
- Idade:
à medida que envelhecemos, o tônus muscular da garganta e da língua pode diminuir, aumentando o risco de colapso das vias aéreas durante o sono.
Como é feito o diagnóstico
O principal exame na avaliação da doença é a polissonografia. Atualmente é possível realizar o exame em casa ou em laboratórios especializados.
Tratamentos para Apneia do Sono
O tratamento pode variar conforme a gravidade da doença e as comorbidades associadas. Entre os tratamentos disponíveis, temos:
- CPAP: por meio de um fluxo de ar contínuo, o dispositivo mantém as vias aéreas abertas, reduzindo os episódios de apneia.
- Perda de peso: como em muitos casos o excesso de peso contribui para a obstrução das vias aéreas, a redução do peso pode auxiliar no tratamento.
- Aparelho de avanço mandibular: Ajuda a manter a via aérea aberta durante o sono. Pode ser utilizado em casos menos graves.
- Cirurgias: em raros casos e em casos refratários pode ser uma alternativa.
Sobre o Médico
Dr. Thales Ishizaki
Pneumologista em São Paulo | CRM: 168552
O Dr. Thales Ishizaki é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, e conta com residência médica em Pneumologia e Clínica Geral, também pela USP. Foi preceptor da disciplina de pneumologia e é especializado em Avaliação Funcional Respiratória.